quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Lixo Extraordinário

 O Documentário
O documentário Lixo Extraordinário conta a história de vida de Vik Muniz que, originário de uma família de classe média baixa em São Paulo, começou a vida trabalhando recolhendo lixo em lanchonetes e, após um ser baleado por acidente na perna, acabou indo para os Estados Unidos, onde começou a se interessar pelo mundo das artes. Vik trabalha com materiais como chocolate, areia, açúcar, cordões e outros e, seguindo seu estilo artístico, decidiu que trabalharia com um grupo pudesse obter algum retorno com suas obras artísticas. Deste modo, o artista optou por trabalhar com catadores de material reciclável do lixão presente em Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. Ao decorrer do projeto, que teve duração de dois anos, se observam transformações na visão de mundo dos catadores envolvidos com o projeto, sendo que, ao seu final, quando Vik leiloa as obras, os catadores tem uma significativa mudança de vida com o retorno financeiro, que é aplicado para compra de caminhão, equipamentos e inauguração de um centro de ensino no Jardim Gramacho, alcançando condições de vida mais dignas.
Levantando a questão da aplicação deste documentário para o ensino, é importante ressaltar a visibilidade que ele traz para as questões socioeconômicas dos catadores informais, que são atraídos para o trabalho em lixões ao céu aberto, e acabam por viver nesses locais, em condições criticas de pobreza e saneamento. A insalubridade a qual os catadores estão submetidos acarretam-lhes problemas de saúde e, em alternativa a este problema, pode-se discutir a importância de estes importantes agentes ambientais atuarem em cooperativas de reciclagem em locais adequados, com o uso de equipamentos de proteção e com condições adequadas de trabalho.
  O filme também levanta a problemática ambiental da disposição de resíduos sólidos urbanos, nos trazendo a reflexão da importância do catador e da reciclagem ao diminuir os resíduos sólidos que são descartados, e da importância econômica que estes tem no nosso país. Nesta esfera, pode ser apresentada ao aluno a discussão sobre o consumismo e desperdício de materiais diversos que poderiam ser reutilizados e reciclados ao invés de serem tratados como rejeitos, de modo a implementar a política dos três R’s (Reduzir, Reaproveitar e Reciclar), a qual permite a maior durabilidade dos aterros sanitários.  Abre-se também um espaço para discussões sobre valores, desperdício, o "ser e o ter" nas sociedades contemporâneas e as questões sociais inerentes à realidade vivenciada pelos catadores de recicláveis no meio daquilo que, genericamente, se denomina "lixo".

Pode-se discutir a melhor alternativa existente para a disposição final dos resíduos sólidos urbanos, ou seja, os aterros sanitários ao invés dos lixões a céu aberto. Neste momento, se apresenta os impactos ambientais para o solo e águas superficiais e subterrâneas que se sucedem com os lixões e como podem ser minimizados por meio de aterros sanitários. O questionamento a respeito do tipo de destinação final realizado pela prefeitura do município onde os estudantes se situam e uma discussão a este respeito pode ser realizada neste momento.







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