O documentário Lixo
Extraordinário conta a história
de vida de Vik Muniz que, originário de uma família de classe média baixa em
São Paulo, começou a vida trabalhando recolhendo lixo em lanchonetes e, após um
ser baleado por acidente na perna, acabou indo para os Estados Unidos, onde
começou a se interessar pelo mundo das artes. Vik trabalha com materiais como
chocolate, areia, açúcar, cordões e outros e, seguindo seu estilo artístico,
decidiu que trabalharia com um grupo pudesse obter algum retorno com suas obras
artísticas. Deste modo, o artista optou por trabalhar com catadores de material
reciclável do lixão presente em Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. Ao decorrer
do projeto, que teve duração de dois anos, se observam transformações na visão
de mundo dos catadores envolvidos com o projeto, sendo que, ao seu final, quando
Vik leiloa as obras, os catadores tem uma significativa mudança de vida com o
retorno financeiro, que é aplicado para compra de caminhão, equipamentos e
inauguração de um centro de ensino no Jardim Gramacho, alcançando condições de
vida mais dignas.
Levantando a questão da aplicação
deste documentário para o ensino, é importante ressaltar a visibilidade que ele
traz para as questões socioeconômicas dos catadores informais, que são atraídos
para o trabalho em lixões ao céu aberto, e acabam por viver nesses locais, em
condições criticas de pobreza e saneamento. A insalubridade a qual os catadores
estão submetidos acarretam-lhes problemas de saúde e, em alternativa a este
problema, pode-se discutir a importância de estes importantes agentes
ambientais atuarem em cooperativas de reciclagem em locais adequados, com o uso
de equipamentos de proteção e com condições adequadas de trabalho.
O filme também levanta a problemática
ambiental da disposição de resíduos sólidos urbanos, nos trazendo a reflexão da
importância do catador e da reciclagem ao diminuir os resíduos sólidos que são
descartados, e da importância econômica que estes tem no nosso país. Nesta
esfera, pode ser apresentada ao aluno a discussão sobre o consumismo e
desperdício de materiais diversos que poderiam ser reutilizados e reciclados ao
invés de serem tratados como rejeitos, de modo a implementar a política dos
três R’s (Reduzir, Reaproveitar e Reciclar), a qual permite a maior
durabilidade dos aterros sanitários. Abre-se
também um espaço para discussões sobre valores, desperdício, o "ser e o
ter" nas sociedades contemporâneas e as questões sociais inerentes à
realidade vivenciada pelos catadores de recicláveis no meio daquilo que,
genericamente, se denomina "lixo".
Pode-se discutir a melhor
alternativa existente para a disposição final dos resíduos sólidos urbanos, ou
seja, os aterros sanitários ao invés dos lixões a céu aberto. Neste momento, se
apresenta os impactos ambientais para o solo e águas superficiais e
subterrâneas que se sucedem com os lixões e como podem ser minimizados por meio
de aterros sanitários. O questionamento a respeito do tipo de destinação final
realizado pela prefeitura do município onde os estudantes se situam e uma
discussão a este respeito pode ser realizada neste momento.
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