segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Mudanças do Clima, Mudanças de Vidas – Greenpeace Brasil


      O documentário “Mudanças do Clima, Mudanças de Vidas” com duração de “56 minutos” é uma produção do “Greenpeace Brasil”, realizada em 2006, mostra histórias de brasileiros da Amazônia, do Nordeste, e do Sul do país. O tema central do documentário é o aquecimento global, as mudanças climáticas decorrentes desse aquecimento, e qual a parcela de culpa e as consequências que o ser humano deve assumir. 


        Os principais eixos sobre os quais o documentário se sustenta, são, os casos de secas severas e outras catástrofes que acontecem como consequência do aquecimento global, a grande contribuição de nosso pais como um emissor de gases estufa, apresentado no documentário como o quarto maior, e as mudanças em âmbito produtivo e de consumo que devem ser realizadas para tentarmos reverter a situação crítica do planeta, para evitar que o cenário ambiental piore e se torne irreversível e ainda mais catastrófico.
        O documentário é um grande aliado do professor que visa atingir os seus alunos, despertando neles um pensamento crítico e ecológico, apesar de relatar as experiências negativas de outras pessoas e comunidades, ele possibilita uma reflexão sobre a influência direta que isso tem sobre nós.
        Ao mostrar o sul do país, o documentário mostra como certas famílias perderam lavouras devido à seca e mudanças bruscas de temperatura, os estragos feitos por um tornado na cidade de Muitos Capões (RS) no mesmo dia em que o furacão Katrina passou por Nova Orleans. O documentário também mostra os estragos do furacão Catarina, em 2004, que foi o primeiro registrado no Atlântico Sul. Também é abordado no documentário os desmatamentos e queimadas que ocorrem na Amazônia, e as influencias diretas e indiretas disso para a humanidade.
        Além do documentário atingir o emocional do aluno, mostrando pessoas em situações extremas que são causadas pelos desastres das mudanças de clima, ainda carrega outros temas importantes para a formação acadêmica do aluno que podem ser trabalhados em conjunto com a temática ambiental. Ele aborda (mesmo que de maneira superficial) o que foi o protocolo de Kyoto, o conceito de créditos de carbono, dando espaço ao professor de trabalhar também esses tópicos.





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